Make your own free website on Tripod.com

§ Ars Mágica §


Escrito por Mark Rein Hagen, consagrado escritor de alguns RPGs de sucesso incluindo Vampiro: A Máscara e Jonathan Tweet, Ars Magica é um RPG situado na Europa Mitológica, lugar muito parecido com a Europa Medieval, que reúne a realidade com os mitos da época.

O personagem chave do jogo obviamente é o Mago, mas é claro que ele sozinho não pode cuidar de todas as tarefas, graças a isso tem-se também personagens como os Grogs e Companheiros que podem ou não ser interpretados pelo mesmo jogador.

Os primeiros são homens comuns e geralmente são cozinheiros , espiões ou líderes de frente. Estes em sua maioria se satisfazem servindo homens tão inteligentes quanto os magos, ou ao menos é isso que eles pensam.

Companheiros são heróis que se juntam aos magos por escolha próprio ou por seus interesses pessoais, estes podem pertencer a qualquer classe social. Os magos se organizam em Convenções e nestas ficam os seus membros e servos.

O cenário de Ars Magica gira em torno da Ordem de Hermes uma conhecida sociedade de magos. Dividida em 12 casas. São poucos os magos que possuem o Dom (nome usado para referenciar os verdadeiros magos) que se aventuram a não entrar em uma destas casas.

Com certeza a parte mais inovadora e interessante do jogo é o seu sistema de magias é dividido em Técnicas e Formas. As Técnicas controlam as manipulações básicas da magia e estas são 5:

- Creo ("eu Crio")
- Intéllego ("Eu Percebo")
- Muto ("Eu transformo")
- Perdo ("Eu destruo")
- Rego ("Eu controlo")

Para realizar uma magia em si, você junta uma das técnicas acima com uma determinada forma, que são os objetos que o mago pode manipular as quais são 10:

- Animál ("Animal")
- Aquam ("Água")
- Auram ("Ar")
- Corpus ("Corpo")
- Herbam ("Planta")
- Ignem ("Fogo")
- Imáginem ("Imagem")
- Mentem ("Mente")
- Terram ("Terra")
- Vim ("Poder")

Um mago pode basicamente se utilizar de dois tipos de magia, as formuladas e as Instantâneas. As Formuladas são aquelas que os magos aprenderam em toda a sua vivência, já as instantâneas são magias improvisadas levando em consideração a necessidade do mago, as quais são menos poderosas e mais difíceis de serem feitas.



[Exemplos de Mágikas] - [A Décima Esfera] - [Mago a Ascensão] - [Feiticeiros no Mundo das Trevas]

Este material foi encontrado na Internet