Make your own free website on Tripod.com



Regras do Card Game Pokémon


Índice
O que é um Pokémon?
Temos Que Pegar!
O que você precisa para jogar?
Como vencer
Como é o Jogo?
Quais são os diferentes tipos de cards?
Começando o Jogo
Vamos jogar!
O que você pode fazer durante o seu turno?
O que acontece após o turno de cada jogador?
Como funcionam o Sono, a Confusão, o Veneno e a Paralisia?
O seu Pokémon pode estar Adormecido e Confuso ao mesmo tempo?
Por que há tantos cards diferentes?
Como você constrói um novo deck?

Regras Avançadas
Em que ordem você ataca?
Como você calcula o dano?
Como você Recua, usando Cards de Energia Dupla?
O que acontece se você não puder fazer o que o card lhe manda fazer?
O que acontece quando nenhum dos jogadores recebe um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards?
O que acontece se os dois jogadores vencem ao mesmo tempo?
O que é Morte Súbita?
Glossário

 

O que é um Pokémon?
Bem-vindo ao mundo de Pokémon! Este é um lugar especial, onde pessoas como você treinam para se tornar o Mestre Pokémon número 1 do mundo!
Mas, "o que é um Pokémon?", você pergunta. "Os Pokémons são criaturas incríveis que compartilham o mundo com os seres humanos", diz Professor Carvalho, a maior autoridade nestes monstros. "Atualmente, há 150 espécies de Pokémon documentadas".
A sua incrível tarefa é capturar, treinar e lutar com todos eles. Isto não é fácil, mas uma vez que você aprenda saberá, exatamente, qual Pokémon escolher para uma luta. No seu caminho para o topo, você aperfeiçoará as suas habilidades usando os seus Pokémons para lutar contra outros treinadores.
Cada Pokémon tem habilidades de luta próprias. Apesar deles existirem em muitas formas e tamanhos, mesmo o menor dos Pokémons é capaz de lançar um ataque poderoso. Alguns Pokémons crescem, ou evoluem, e se tornam criaturas ainda mais poderosas. Mas não se preocupe - até mesmo o seu Pokémon mais durão será leal a você!
Leve os seus Pokémons com você e estará pronto para qualquer situação! O poder está nas suas mãos: use-o!
Se você joga Pokémon para o Game Boy® ou assiste aos desenhos animados de Pokémon, você já sabe quais são os princípios e os objetivos básicos de Pokémon Estampas Ilustradas (Trading Card Game). Então você está pronto para a sua primeira luta?

Temos Que Pegar!
No Pokémon card game, um dos seus objetivos é ter a coleção completa dos cards; isto é parecido com o jogo do Game Boy, onde você também coleciona os Pokémons. Os seus cards de Pokémons, de Evolução e de Treinador existem em quatro variedades: os cards círculo marcados no canto inferior direito, com um desenho de um círculo.
Os cards losango estão marcados com um símbolo de losango e os cards estrela estão marcados com uma estrela de cinco pontas. Além disso, alguns cards estrela são impressos usando uma imagem holográfica. Para completar, uma quantidade limitada de cada suplemento de Pokémon é impressa com o símbolo de 1ª edição, o que mostra que estes cards pertencem à primeira edição daquele suplemento. Os mesmos cards poderão ser reimpressos no futuro, mas nunca com o símbolo de 1ª edição.
Se você está interessado principalmente em jogar, há sempre bons cards encontrados em todos os tipos (muitos dos Pokémons mais populares - como Pikachu, Charmander, Squirtle e Bulbasaur - são cards círculo).

O que você precisa para jogar?
Tanto você como o seu oponente precisarão de decks próprios, cada um com 60 cards, uma moeda para tirar "cara ou coroa", e alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causada aos seus Pokémons. (Você pode, por exemplo, usar marcadores de duas cores diferentes, uma valendo 30 pontos de dano e a outra 10.)

Como vencer
No Pokémon, você pode vencer de três maneiras diferentes. Primeira: no começo da partida, você separa 6 dos seus cards e eles contam como Prêmios. Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega 1 dos seus Prêmios e põe na sua mão. Quando você tiver recebido todos os seus 6 Prêmios, você vence a partida (você irá vencer a maioria delas assim)! Segunda: você também vence se o seu oponente não tiver mais Pokémons para lutar contra os seus Pokémons. Finalmente, você vence se, no início do turno do seu oponente, o deck dele(a) não tiver mais cards.

Como é o jogo?
Você e o seu oponente jogam em turnos alternados, usando os cards que têm nas mãos. Alguns destes cards serão cards de Pokémons Básicos, outros serão cards de Evolução que podem transformá-los em Pokémons maiores e mais fortes e outros ainda, serão cards de Energia que ajudam os Pokémons a lutar. Você também pode usar os cards de Treinador - e estes cards permitem que você faça muitas coisas diferentes, que o ajudam a vencer.

Você pode ter vários Pokémons na mesa ao mesmo tempo, mas apenas um deles (chamado o seu "Pokémon Ativo") estará lutando para você, de cada vez. Os outros estarão sentados no seu Banco de Reservas, no caso de você precisar deles para lutar. A cada turno, você terá uma chance de atacar com o seu Pokémon Ativo, o que, ou causará dano ao Pokémon Ativo do seu oponente (que durante o seu ataque é chamado de "Pokémon Defensor"), ou causará algo mais a ele, assim como fazer com que ele fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Se o seu ataque causar uma quantidade de dano suficiente para Nocautear o Pokémon Defensor, você recebe um dos seus 6 Prêmios. Quando você receber o seu sexto Prêmio (ou seja, quando você tiver Nocauteado 6 Pokémons do seu oponente), você vence!

Quais são os tipos diferentes de cards?
Os Pokémons Básicos são os seus cards mais importantes. Eles lutam para você, a cada turno, contra os Pokémons do seu oponente.

Os Cards de Evolução são colocados sobre os seus cards de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outros cards de Evolução). Eles fazem com que os seus Pokémons se tornem maiores e mais poderosos!

Os Cards de Energia são ligados aos seus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam para usar seus ataques.

Os cards de Treinador são cards que fazem algo apenas uma vez e depois são descartados.

Começando o Jogo
Embaralhe o seu deck e compre uma mão inicial de 7 cards. Coloque o resto do seu deck na sua frente, com os cards voltados para baixo.
* Se você não tiver um card de Pokémon Básico na sua mão (ele dirá "Pokémon Básico" no canto superior esquerdo), mostre os seus cards para o seu oponente, embaralhe-os de novo com o resto do seu deck e compre 7 cards novamente. O seu oponente pode, então, comprar até 2 cards extras. Se você ainda não tiver um Pokémon Básico dentre os seus cards novos, repita este processo, mas o seu oponente poderá comprar 2 cards cada vez que você fizer isto!
* Tanto você como o seu oponente escolhem um Pokémon Básico da própria mão e os colocam na mesa, voltados para baixo. Estes serão os seus Pokémons Ativos que iniciarão o jogo.
* Cada jogador pode, se desejar, escolher até 5 Pokémons Básicos da própria mão e colocá-los, voltados para baixo, no seu próprio Banco (o Banco é onde os Pokémons que não são os Pokémons Ativos esperam).
* Coloque os seis primeiros cards do topo do seu deck, voltados para baixo, na sua frente. Estes cards serão os seus Prêmios, que você receberá quando os Pokémons do seu oponente forem nocauteados. Você não poderá olhar estes cards até recebê-los como Prêmio.
* Tire "cara ou coroa" para decidir quem joga primeiro.
* Desvire todos os Pokémons, Ativos e nos Bancos, que foram colocados na mesa.

Como a sua Área de Jogo deve se parecer
* O deck do seu oponente
* Os Pokémons do seu oponente, no Banco
* A pilha de descarte do seu oponente
* O Pokémon Ativo do seu oponente
* Os Prêmios do seu oponente
* O Banco do seu oponente
* Área de Jogo
* Seu Banco
* Seus Prêmios
* Seu Pokémon Ativo
* Sua pilha de descarte
* Seus Pokémons, no Banco
* Seu deck

Deixe um espaço reservado para a sua pilha de descarte. Todos os seus cards que forem descartados durante o jogo, por quaisquer razões, irão para esta pilha.

Durante o jogo, você colocará mais e mais cards na mesa. Todos os cards que estiverem na mesa, na área onde o Pokémons Ativos estão, ou no Banco, são chamados "em jogo". O seu deck, seus Prêmios e os cards na sua pilha de descarte não são considerados "em jogo".

Os cards de Pokémon, de Evolução e de Energia ficam na mesa - "em jogo" - depois que você retirá-los da sua mão e colocá-los na mesa. Você pode continuar usando estes cards turno após turno. No entanto, os cards de Treinador são usados uma vez e depois descardos.

Card de Pokémon
Nome
Estágio de Evolução
Pontos de Vida
Tipo de Pokémon (ou Incolor)
Poder Pokémon (ou Custo de Ataque e Texto)
Custo de Ataque e Texto
Texto Ilustrativo
Nome do Ilustrador
Nível
Número do Monstro
Número do Card
Símbolo do Tipo
Dano do Ataque
Dados sobre o Pokémon

Card de Treinador
Nome
Texto das Regras
Nome do Ilustrador
Número do Card
Símbolo do Tipo

Card de Energia
Símbolo de Energia
Número do Card
Nome do Ilustrador

Legenda dos Símbolos de Energia
{G} Vegetal
{R} Fogo
{W} Aquática
{L} Elétrica
{P} Psíquica
{F} Luta
{o} Incolor


Vamos Jogar!
Você e o seu oponente jogam em turnos alternados. Durante o turno do seu oponente, você não faz nada, exceto substituir o seu Pokémon Ativo se ele for Nocauteado (veja abaixo). Durante o seu turno, siga os passos abaixo.

O que você pode fazer durante o seu turno?

Você pode fazer muitas coisas durante o seu turno! Você sempre compra o seu card primeiro e sempre ataca por último. Veja a lista de tudo o que você pode fazer:

1) Compre um card.
2) Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:
* Coloque um Pokémon Básico no Banco.
* Faça com que um Pokémon em jogo evolua.
* Ligue um card de Energia a um Pokémon (isto só pode ser feito uma vez por turno).
* Use um card de Treinador.
* Faça o seu Pokémon Ativo Recuar.
* Use um Poder do Pokémon.
3) Ataque com o seu Pokémon Ativo (uma vez por turno).
4) O seu turno acaba aqui.

1) Compre um card.
Você sempre começa o seu turno comprando um card (se o seu deck não tiver mais cards no começo do seu turno, o jogo acaba e o seu oponente vence).

2) Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:

* Coloque um Pokémon Básico no Banco
Escolha um Pokémon Básico da sua mão e coloque-o no seu Banco, voltado para cima. Você nunca pode ter mais do que 5 Pokémons no seu Banco; sendo assim, você só pode colocar um novo Pokémon Básico no Banco se houver no máximo 4 Pokémons nele.

* Faça com que um Pokémon em jogo evolua
Você tem um card na sua mão que diz: "Evolui de "Fulano". Se "Fulano" é o nome de um Pokémon seu que já está em jogo, você pode colocar aquele card na sua mão em cima do Pokémon "Fulano". Quando isto acontece, diz-se que o Pokémon "evoluiu".

Exemplo: Juliane tem um Pokémon chamado Ninetales, que diz: "Evolui do Vulpix", e ela tem um outro Pokémon Vulpix em jogo. Ela pode colocar o card do Ninetales sobre o card do Vulpix.

Quando um Pokémon evolui, todos os cards ligados a ele continuam com ele (cards de Energia, de Evolução etc.), assim como qualquer quantidade de dano que ele possa ter sofrido, mas os ataques antigos e os Poderes do Pokémon do qual ele evoluiu vão embora. Além disso, todas as outras coisas relacionadas àquele Pokémon desaparecem - Sono, Confusão, Paralisia e Veneno, ou qualquer outro efeito que possa ser resultante de um ataque sofrido anteriormente.


É uma pena, mas você não pode fazer com que um Pokémon que você acabou de jogar, ou evoluir, evoluir de novo. Além disso, você não pode fazer com que um Pokémon evolua no primeiro turno do jogo. Finalmente, sim, você pode fazer com que um Pokémon no seu Banco evolua - ele conta como "em jogo"!

* Ligue um card de Energia a um Pokémon
Tire um card de Energia da sua mão e ligue-o a um dos seus Pokémons em jogo (coloque-o embaixo do card do Pokémon).

Ao contrário da maioria das coisas que você pode fazer durante o seu turno, você só pode fazer isto uma vez durante o seu turno. Lembre-se, também, que você pode ligar um card de Energia a um Pokémon no seu Banco. Afinal, ele também está "em jogo"!

* Use um card de Treinador
Quando você quiser usar um card de Treinador, faça o que ele manda e a seguir coloque-o na pilha de descarte.

* Faça o seu Pokémon Ativo Recuar
Você pode substituir o seu Pokémon Ativo por um dos Pokémons que estão no seu Banco. Para fazer isto, você precisa descartar Energias ligadas ao Pokémon Ativo numa quantidade igual ao Custo para Recuar, que está indicado no canto inferior direito do seu card(você lerá mais sobre custos na seção "Ataque com o seu Pokémon Ativo"). Se você não puder fazer isto, então o seu Pokémon não pode Recuar. Os Pokémons que não têm um Custo para Recuar, não precisam descartar Energias quando Recuam - eles podem fazê-lo "de graça".
Um Pokémon que está Adormecido ou Paralisado não pode Recuar. Um Pokémon Confuso pode tentar recuar, mas talvez ele não consiga (o porquê disto será explicado mais tarde, na parte das regras).
Quando o seu Pokémon Ativo vai para o Banco (seja porque ele Recuou para lá, ou porque foi colocado lá de outra maneira), ele mantém os seus cards de Energia, de Evolução e quaisquer marcadores de dano que ele já tenha. Todas as outras coisas relacionadas a este Pokémon vão embora - Sono, Confusão, Paralisia, Veneno, ou qualquer outra coisa que possa ser resultante de um ataque que ele tenha sofrido anteriormente. Todas estas condições desaparecem.
Mesmo que faça o seu Pokémon recuar, você poderá atacar durante este turno.

* Use um Poder Pokémon
Alguns Pokémons têm "Poderes Pokémons", poderes especiais que eles podem usar quando estão em jogo (lembre-se: Pokémons no Banco também estão "em jogo"). Muitos destes poderes podem ser usados antes do seu ataque. Cada Poder Pokémon é diferente dos outros, portanto você deve lê-los com atenção, para entender como cada um funciona.

Um Poder Pokémon não é o mesmo que um ataque do Pokémon, por isso, mesmo que você use o Poder Pokémon, ainda assim você poderá atacar!

3) Ataque com o seu Pokémon Ativo
Se você desejar, pode fazer com que o seu Pokémon Ativo ataque o Pokémon Ativo do seu oponente (também chamado de "Pokémon Defensor"). Esta é a última coisa que você pode fazer durante o seu turno - depois disso, não pode fazer mais nada. Você só pode atacar uma vez durante o seu turno e o seu Pokémon só pode usar um dos ataques dele de cada vez. Para atacar, simplesmente diga ao seu oponente qual dos ataques do seu Pokémon você está usando. Você só pode usar um ataque se você tiver no mínimo as Energias necessárias para o ataque ligadas ao seu Pokémon Ativo.

A quantidade de Energia exigida para um ataque está escrita à esquerda do nome do ataque.

Para atender aos requisitos de Energia Incolor ({o}), pode-se usar qualquer tipo de Energia - {G}, {R}, {W}, {L}, {P}, {F}, ou {o}. No entanto, os requisitos de Energia de um tipo específico só podem ser atendidos por aquele tipo de Energia. Por exemplo, você só pode usar um ataque com requerimentos de {R} {R} {o}, se aquele Pokémon tiver pelo menos 3 cards de Energia ligadas a ele, das quais pelo menos 2 sejam Energia {R}.

Para poder usar um ataque de um Pokémon, a quantidade requerida de Energia precisa estar ligada a ele, mas você não precisa descartar estes cards para atacar. Os cards continuam ligados ao seu Pokémon, a menos que eles digam o contrário!
Quando atacar, leia o ataque que você está usando e faça o que ele manda. Para cada 10 pontos de dano causados a um Pokémon, coloque um marcador de dano nele. Se um Pokémon sofrer uma quantidade total de dano igual ou maior do que os seus Pontos de Vida, (por exemplo, 4 ou mais marcadores de dano num Pokémon com 40 PV), ele é imediatamente Nocauteado.
Alguns Pokémons têm Fraqueza ou Resistência em relação a certos Pokémons de outros tipos (por exemplo, o Charmander tem Fraqueza contra Pokémons {W}). Um Pokémon Defensor sofre dano em dobro quando luta com Pokémons contra os quais ele é Fraco; por outro lado, quando luta com Pokémons contra os quais ele é Resistente ele sofre 30 pontos de dano a menos.

Normalmente, o seu ataque não depende da ordem das suas ações mas, se depender, é assim que você irá usá-lo: primeiro, pague todos os custos (descarte os cards de Energia, por exemplo) antes de calcular os efeitos do ataque. Depois, calcule o dano - ele vem antes dos outros efeitos. Além disso, a Fraqueza é aplicada antes de outras coisas que possam alterar a quantidade de dano.

O que acontece quando o seu Pokémon é Nocauteado?
Toda vez que o seu Pokémon for Nocauteado, coloque o card do Pokémon Básico correspondente e todas os outros cards ligados a ele (cards de Evolução, cards de Energia etc.) na sua pilha de descarte. O seu oponente então escolhe um dos Prêmios dele (mesmo se você Nocautear o seu próprio Pokémon!) e o coloca na mão. Depois disso, você deve substituir o seu Pokémon Ativo por um Pokémon do seu Banco (se você não puder fazer isto porque o seu Banco está vazio, você perde o jogo). Se o seu Pokémon Ativo e o Pokémon Ativo do seu oponente forem Nocauteados ao mesmo tempo, o jogador a quem o turno pertence substitui o Pokémon dele por último. Este mesmo jogador também escolhe o seu Prêmio por último.

4) O seu turno acaba aqui.
Algumas vezes, há coisas para você fazer depois que o seu turno termina, mas antes que o turno do seu oponente comece. Quando você tiver feito estas coisas, o turno do seu oponente se inicia.


O que acontece após o turno de cada jogador?
Após o turno de cada jogador, se o Pokémon Ativo de qualquer um dos jogadores estiver Envenenado, ele sofre dano. Se estiver Adormecido ou Paralisado, ele pode se recuperar. Aí então, começa o turno do próximo jogador.

Como funcionam o Sono, a Confusão, o Veneno e a Paralisia?
Alguns ataques fazem com que o Pokémon Defensor fique Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado. Estas condições não afetam os Pokémons no Banco, somente os Pokémons Ativos - na verdade, se um Pokémon vai para o Banco, estas condições são removidas dele. Além disso, quando um Pokémon evolui, ele não fica mais Adormecido, Confuso, Envenenado ou Paralisado.

Adormecido
Se um Pokémon está Adormecido, ele não pode atacar nem recuar. Vire o card daquele Pokémon para o lado esquerdo, para mostrar que ele está Adormecido. Após o turno de cada jogador, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o Pokémon acorda (coloque o Pokémon na posição original novamente), mas se der "coroa", o Pokémon continua Adormecido e você tem que esperar até depois do próximo turno para tentar acordá-lo de novo.

Confuso
Se um Pokémon está Confuso, você deve tirar "cara ou coroa" toda vez que tentar atacar com ele, ou toda vez que você tentar fazê-lo recuar. Coloque o Pokémon com a cabeça dele virada para você, para mostrar que ele está Confuso.
Quando você tenta fazer um Pokémon Confuso recuar, primeiro você precisa pagar os Custos para Recuar: descarte os cards de Energia exigidas. Agora, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o seu Pokémon recua normalmente. Se der "coroa", a tentativa de Recuar falha e o Pokémon não pode mais tentar recuar durante aquele turno.
Quando você atacar com um Pokémon Confuso, tire "cara ou coroa". Se der "cara", o ataque funciona normalmente, mas se der "coroa", o seu Pokémon ataca a si mesmo, sofrendo 20 pontos de dano (se o seu Pokémon tem Fraqueza ou Resistência ao seu próprio tipo, ou se há algum outro efeito que altera o ataque, aplique estas condições como de costume).

Se der "coroa", o Pokémon Ativo causa 20 pontos de dano a ele próprio, mesmo se o seu ataque normalmente não causar dano (como o ataque de Retirada do Squirtle).

Paralisado
Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Vire o Pokémon à direita para mostrar que ele está Paralisado. Se um Pokémon Ativo está Paralisado, ele se recupera depois do turno do Treinador dele. Vire o card para a posição original novamente.

O que isto quer dizer é que, se o seu Pokémon ficar Paralisado, ele não poderá agir no seu próximo turno, mas depois disso ele volta ao normal.

Posições dos cards
Posição Normal
Adormecido Virado para esquerda
Paralisado Virado para esquerda
Confuso Virado para baixo (de cabeça para baixo)

Envenenado
Se um Pokémon estiver Envenenado, coloque um "marcador de veneno" nele, para mostrar que ele está Envenenado.
Enquanto estiver Envenenado, o Pokémon sofre 10 pontos de dano após o turno de cada jogador, ignorando qualquer Fraqueza ou Resistência. Se um ataque for Envenenar um Pokémon que já está Envenenado, ele não fica duplamente Envenenado; ao invés disso, o novo Veneno substitui o anterior.

Atenção! Os seus marcadores de veneno devem ser bem diferentes dos seus marcadores de dano, para que não sejam confundidos.

O seu Pokémon pode estar Adormecido e Confuso ao mesmo tempo?
Se um novo ataque faz com que um Pokémon que já está Adormecido, Confuso ou Paralisado fique Adormecido, Confuso ou Paralisado, a condição anterior desaparece e apenas a nova vale - mas estas são as três únicas condições que se anulam mutuamente. Por exemplo, um Pokémon pode estar Confuso e Envenenado ao mesmo tempo.

PARE DE LER AGORA!
Você já sabe o suficiente para começar a jogar, então jogue algumas vezes antes de ler as Regras Avançadas!

 


Por que há tantos cards diferentes?
Uma das coisas que faz com que Pokémon seja diferente, é que ele é colecionável. Isto quer dizer que há muitos cards diferentes que você pode colecionar e trocar com os seus amigos. Além disso, você não está limitado a jogar apenas com os decks pré-construídos - você pode usar todas os cards que tiver para construir decks totalmente diferentes! Uma boa parte da diversão proporcionada por Pokémon card game, vem da construção de decks personalizados, que usam estratégias diferentes.


Como você constrói um novo deck?
O seu deck deve ter exatamente 60 cards e você não pode ter mais de 4 cards de qualquer tipo no seu deck, exceto pelos cards de Energia básicas (que são:{G}, {R}, {W}, {L}, {P} e {F}). Um card é considerado igual a um outro se os dois têm o mesmo nome - não importa se os cards têm ilustrações diferentes, ou se elas vêm de suplementos diferentes.
Para construir um novo deck, observe primeiro que todos os cards, com exceção dos cards de Treinador, têm tipos diferentes de Energia neles. O seu deck deverá, provavelmente, incluir um ou dois dos tipos básicos de Energia; você também pode decidir colocar um pouco de Energia Incolor, se quiser. Se escolher apenas um tipo de Energia, você sempre terá o tipo de Energia certa para os seus Pokémons, mas não muita variedade. Se você tiver vários tipos de Energia, poderá escolher dentre um número maior de Pokémons, mas correrá o risco de, às vezes, não comprar o tipo de Energia certo para o seu Pokémon. Assegure-se, também, de que o seu deck tenha cards de Energia suficientes (a maioria dos decks precisa de 25 a 30).
Depois de escolher os seus tipos de Energia, escolha cards de Pokémons e de Treinador que funcionem bem juntos. Você gostaria de ter Pokémons grandes, para massacrar o seu oponente? Então, coloque muitos cards de Evolução e alguns cards de Treinador como a Poké-agenda, que o ajuda a encontrá-los. Você gostaria de causar rapidamente uma enorme quantidade de dano ao Pokémon do seu oponente? Então escolha Pokémons que não precisem evoluir e cards com mais poder, que causam dano extra.
Uma vez que você tenha construído o seu deck, jogue com ele contra tantos outros decks quantos você puder. Preste atenção ao que funciona e ao que não funciona, e faça as alterações necessárias. Se você continuar trabalhando para melhorar o seu deck, vai acabar com um deck que mostrará ao mundo inteiro que você é o melhor Mestre de Pokémon de todos os tempos!


Regras Avançadas
Esta seção esclarece algumas dúvidas que podem surgir durante as suas partidas.

Em que ordem você ataca?
Os passos exatos a serem seguidos quando você ataca estão descritos a seguir. Na maioria dos ataques, a ordem em que você age não importa, mas se você tiver que usar um ataque complicado, siga estes passos e tudo sairá bem.

a) Anuncie o ataque que o seu Pokémon Ativo está usando. Certifique-se de que o seu Pokémon tenha cards de Energia suficientes ligadas a ele, para poder usar este ataque.
b) Se necessário, faça as escolhas requeridas pelo ataque. Por exemplo, o ataque de Amnésia do Poliwhirl diz: "Escolha 1 dos ataques do Pokémon Defensor". Neste caso, você faz a sua escolha neste momento.
c) Se necessário, faça o que o ataque manda você fazer para poder usá-lo. Por exemplo, o ataque Brasa do Charmander, exige que você descarte um card de Energia {R} para poder usá-lo, então se quiser usar aquele ataque, você precisa descartá-la.
d) Se necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Por exemplo: no último turno, o seu Pokémon foi atingido pelo Ataque de Areia do Sandshrew. Aquele ataque diz que, se você tentar atacar com aquele Pokémon durante o seu próximo turno, você deve tirar "cara ou coroa" e se der "coroa", o ataque do seu Pokémon não faz efeito. Portanto, você deve tirar "cara ou coroa" para ver se o ataque vai ser bem sucedido ou não.)
e) Se o seu Pokémon Ativo está Confuso, verifique se o ataque dele funciona ou falha.
f) Faça o que o ataque diz. Cause o dano primeiro, depois os outros efeitos e, finalmente, Nocauteie quaisquer Pokémons que tenham sofrido uma quantidade de dano maior ou igual aos Pontos de Vida deles.

Como você calcula o dano?
Normalmente, o dano causado por um ataque não depende da ordem em que você ataca, mas se você precisar avaliar um ataque no qual acontecem muitas coisas diferentes que podem alterar o dano, siga estes passos nesta ordem (pule todos os passos que não se aplicam ao seu ataque):

a) Comece com o dano básico. Ele está indicado à direita do ataque, expresso por um número, ou um número associado com um símbolo (x, -, +, ou ?) que é a quantidade de dano que o texto do ataque o instrui a causar.
b) Aplique quaisquer efeitos do Pokémon Ativo que afetem o dano básico causado. Aí então, se o dano básico for 0 (ou se o ataque não causar dano algum), pare de calcular o dano. Você já terminou. Caso contrário, continue seguindo estes passos.
c) Dobre o dano causado se o Pokémon Defensor tiver Fraqueza em relação ao tipo do Pokémon atacante.
d) Subtraia 30 pontos de dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon atacante.
e) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon atacante.
f) Calcule os efeitos dos cards de Treinador ligadas ao Pokémon Defensor.
g) Aplique quaisquer outros efeitos relevantes, resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (por exemplo, o Endurecimento do Onix), ou de Poderes Pokémon.
h) Para cada 10 pontos de dano que o ataque causa, coloque um marcador de dano em cima do Pokémon Defensor (se, neste momento, você descobrir que o dano causado pelo ataque foi menor do que 0, não faça nada).
i) Agora que o dano foi calculado, se o ataque causar algum outro efeito além do dano, aplique-o agora.

Como você Recua usando Energia Incolor Dupla
Pagar o Custo para Recuar pode se tornar confuso com os cards de Energia Dupla. É assim que isto funciona: descarte os cards de Energia um a um, até que você tenha pago pelo Custo para Recuar (ou, talvez, que você tenha ultrapassado o custo ). Uma vez que tenha pago o custo, você não pode descartar mais cards. Por exemplo, suponha que o seu Pokémon tem um Custo para Recuar igual a {o}{o} e ele tem dois cards de Energia {F} e um card de Energia {o}{o} ligados a ele. Você pode pagar este Custo para Recuar de várias formas - descartando {o}{o}, ou descartando 2 {F}, ou ainda, descartando{F} primeiro e então {o}{o}. No entanto, você não pode descartar todos os seus 3 cards.

O que acontece se você não puder fazer o que o card o instrui?
Algumas vezes, um card lhe diz para comprar mais cards do que os que estão no seu deck, ou para procurar por cards que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue jogando normalmente. Lembre-se de que você perde o jogo se não puder comprar um card no início do seu turno; no entanto, você não perde o jogo se não puder cumprir as instruções de um card que faz com que você compre mais cards.

O que acontece se nenhum dos dois jogadores recebe um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards?
Às vezes, nem você nem o seu oponente receberão Pokémons Básicos dentre os seus primeiros 7 cards. Se isto acontecer, os dois jogadores devem embaralhar seus decks e comprar 7 cards novos. Neste caso, nenhum dos jogadores compra 2 cards extras. Repita este processo até que, pelo menos um dos jogadores, tenha um Pokémon Básico dentre os primeiros 7 cards dele. Se o outro jogador ainda não tiver recebido um Pokémon Básico, ele pode embaralhar o próprio deck e comprar 7 cards novos, mas o jogador que já tiver o Pokémon Básico pode comprar até 2 cards extras, como de costume. Continue repetindo este processo até que os dois jogadores tenham um Pokémon Básico dentre os seus primeiros 7 cards.


O que acontece se os dois jogadores vencem ao mesmo tempo?
Você vence se recebe o seu último Prêmio, ou se o seu oponente não tem como substituir o Pokémon Nocauteado dele por um outro do Banco. O que pode acontecer, também, é que os dois jogadores "vençam", de uma destas formas, ao mesmo tempo. Se isto acontecer, dispute uma partida com decisão por Morte Súbita. No entanto, se você vencer das duas formas descritas acima e o seu oponente só vencer de uma delas, você é o vencedor!

O que é Morte Súbita?
Se houver necessidade de decidir pela Morte Súbita, jogue uma nova partida de Pokémon, mas dessa vez cada jogador só usa 1 Prêmio, ao invés dos costumeiros 6. Exceto pelo número de Prêmios, trate a decisão por Morte Súbita como uma nova partida de Pokémon: arrume tudo de novo e tire "cara ou coroa" para ver quem joga primeiro. O vencedor desta partida é o vencedor geral. Pode acontecer que essa nova partida também chegue a um impasse. Nesse caso, continue jogando partidas com decisão por Morte Súbita até que alguém vença.


. . . Você está pronto para se tornar um Mestre de Pokémon?


Glossário

Ataque:
1) É quando o seu Pokémon Ativo luta com o Pokémon Defensor do seu oponente. 2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques).

Banco: Os seus Pokémons que estão em jogo, mas que não estão lutando neste momento, ficam ali. Eles estão prontos para se levantar e lutar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.

Cards de Energia: São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Veja também: cards de Energia Básica.

Cards de Energia Básica: São os cards de Energia Vegetal {G}, do Fogo {R}, Aquática {W}, Elétrica{L}, Psíquica {P}, ou de Luta {F}.

Cards de Evolução: São cards que você pode colocar em cima de outros cards de Pokémons Básicos (ou, às vezes, em cima de outros cards de Evolução), para torná-los mais fortes.

Cards de Pokémons Básicos: São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar Pokémons em jogo. Veja também: cards de Evolução.

Cards de Treinador: São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então as descarta.

Dano: Quando um Pokémon ataca outro, isto normalmente causa dano. Se o dano causado a um Pokémon for maior ou igual aos Pontos de Vida dele, ele é Nocauteado.

Em jogo: Os seus cards na mesa que estão na área de jogo são considerados "em jogo". Os cards de Pokémons Básicos, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam "em jogo". Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descarte e os seus Prêmios não são considerados "em jogo", mas os seus Pokémons no Banco são.

Recuar: O ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar, você precisa descartar Energias (ligados ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo seu Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto inferior direito do card.

Fraqueza: Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a um certo tipo de Pokémon, ele sofre o dobro do dano quando é atacado por Pokémons daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.

Ligar: Pegar um card de Energia da sua mão e colocá-lo em um dos seus Pokémons em jogo.

Morte Súbita: Às vezes, os dois jogadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você joga uma versão mais curta de uma partida de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio ao invés de 6.

Nocauteado: Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Vida, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descarte, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.

Pilha de descarte: A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.

Poderes Pokémon: São as habilidades especiais que alguns Pokémons têm. Estes poderes estão escritos no mesmo lugar que os ataques, mas eles sempre têm as palavras "Poder Pokémon" na frente, para que você possa distingui-los dos ataques.

Pokémon Ativo: O seu Pokémon, que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.

Pokémon Defensor: O Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.

Pokémons: As criaturas coloridas que lutam para você. Eles são representados por cards de Pokémons Básicos e cards de Evolução.

Pontos de Vida: Um número que todos os Pokémons têm, que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.

Prêmios: São os 6 cards que você separa no começo do jogo (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!

Resistência: Se um Pokémon tem Resistência a um certo tipo de Pokémon, ele sofre 30 pontos de dano a menos quando for atacado por Pokémons daquele tipo. A Resistência de um Pokémon está indicada no meio do card, na parte inferior.

[Lista de Cards (Básico)] - [Lista de Cards (Selva Pack)]


[Voltar]